sábado, 30 de maio de 2015

Introdução à Climatologia

Antes de iniciarmos estudos em Climatologia, é necessário que retomemos alguns conceitos básicos, como a diferença entre clima e tempo, por exemplo.
Tempo meteorológico (ou tempo) é o estado da atmosfera de um determinado lugar num certo momento. Pode-se dizer que o tempo é como uma fotografia da situação atmosférica de um lugar em certo momento.
O tempo varia a todo o momento. Isso porque, ele pode mudar de uma hora para outra ou de um dia para o outro. Já o clima é o conjunto de variações do tempo de um lugar durante vários anos.
Outra ressalva é o conceito de massas de ar e frentes. Massa de ar é uma grande quantidade de ar com as mesmas características (temperatura e umidade) do seu local de origem.
Uma massa de ar pode ser fria ou quente. As massas de ar frias originam-se nas proximidades das zonas polares e provocam a queda da temperatura nos lugares por onde passam. Já as massas quentes, se formam nas regiões quentes do planeta – principalmente próximo ao Equador – e provocam o aumento da temperatura.
Se as massas de ar se originam (se formam) sobre os oceanos, elas serão úmidas, ou seja, chuvosas. Mas, se a sua formação for sobre área continental, então elas serão secas.
            As massas de ar estão em constante deslocamento e, muitas vezes, nesse deslocamento, encontram-se com outras massas de características diferentes. Desse encontro resultam os sistemas frontais (encontro de uma frente fria com uma frente quente).
            Frente fria é um fenômeno meteorológico, que ocorre quando uma massa de ar fria provoca o recuo (empurra) de uma massa de ar quente. Por onde ela passar, as temperaturas abaixarão.
            Cada massa de ar possui uma T.P.U. diferente. (T=Temperatura, P=Pressão atmosférica e U=Umidade do ar)
            Temperatura é a medida da quantidade de calor. Sendo assim, a temperatura atmosférica, é a quantidade de calor no ar.
                O ar atmosférico tem peso e exerce pressão sobre a superfície da Terra e sobre tudo o que existe nela. Este peso do ar é chamado de pressão atmosférica. Ela não é igual em todos os lugares, pois varia de acordo com a altitude e, principalmente, com a temperatura do ar. Onde faz mais calor, o ar dilata (aumenta o seu volume), portanto torna-se mais leve diminuindo a pressão atmosférica. Já em locais mais frios, de menor temperatura, o ar se comprime ficando mais denso (fica mais pesado). Nesse caso, a pressão atmosférica é maior.
                              

Altas temperaturas a ar mais leve = BAIXA PRESSÃO.
Baixas temperaturas a ar mais pesado = ALTA PRESSÃO.


A umidade do ar representa a quantidade de vapor de água no ar atmosférico. A umidade é mais elevada onde há grande quantidade de evaporação da água, como nas regiões próximas aos oceanos.
As Massas Polares vêm dos Pólos. Apresentam temperatura fria, alta pressão e são secas. Possuem uma rotação (seu movimento interno) anti-horária dispersando (espalhando) ar (ventos).
As Massas Tropicais (massas de ar quente) têm alta temperatura, baixa pressão e são úmidas. O seu movimento interno é horário, sendo uma área receptora (recebedora) de ar.


quinta-feira, 28 de maio de 2015

Escala Cartográfica


Podemos definir Escala como a representação da realidade no mapa, em que será necessário criar uma correspondência entre o tamanho real do terreno a ser representado e as dimensões do seu papel, como segue o exemplo:
Supomos que sua sala de aula possui 10 metros de largura e 10 metros de comprimento, logo sua sala tem 100m² de área (área do quadrado e lado ao quadrado), então seriam necessário 100m² de papel para desenhar esta sala de aula, o que seria inviável economicamente.

Vejam o exemplo passo a passa:
  1. Pegamos à régua e medimos 10 cm no caderno, formando um quadrado que tem 10 cm de lado;
  2. Este quadrado é nossa sala de aula representada no papel;
  3. Ao fazer isso você já estabeleceu uma Escala de redução da sua sala, ou seja:
1 cm ___corresponde a 1m
10 cm___corresponde a 10m
1m é igual a 100 cm
Logo minha ESCALA da sala é de 1: 100



TIPOS DE ESCALAS

A escala pode ser representada de duas formas a numérica e gráfica:
                        0      100      200      300
Escala Gráfica /_____/______/______/ cada 1 cm no mapa representa 100 cm no real.


Escala Numérica: 1: 100.


Fluxos Migratórios

        Tipos de Imigração


                                              Definitiva: quando o migrante não retorna mais a sua região, cidade, país de origem, como ocorreu com os imigrantes que vieram para o Brasil no século XX ou no período colonial.
                                              Temporária: quando o migrante fica na região para onde migrou por um tempo determinado, como ocorre com estudantes que vão fazer intercâmbio no exterior, por exemplo.
                                              Espontânea: quando ocorre por livre vontade do migrante.
                                             Forçada: quando o migrante é forçado a sair de seu país, como ocorre nas ditaduras em que os opositores do governo são expulsos.
                      Planejada: quando é realizada a fim de cumprir um objetivo, como no caso da construção de hidrelétricas que inundam cidades.
                                              Êxodo rural: saída de grandes levas de migrantes das área rurais em direção as cidades.
                                              Migração sazonal (transumância): quando é temporária, o imigrante sai de um determinado local em um determinado período do ano, retornando em outro período do ano. Como acontece com o Nordeste do Brasil.
                                              Nomadismo: migração característica de determinados povos que não tem habitação fixa e migram permanentemente, como ocorre com os ciganos e com grupos populacionais que vivem no deserto do Saara e na Ásia Centro-Ocidental.
                                              Deslocamentos pendulares ou diários: migração própria das grandes cidades, nas quais milhões de trabalhadores saem todas as manhãs de suas casas localizadas em bairros distantes, em direção ao trabalho e voltam no fim do dia.

                      Tráfico de trabalhadores
O tráfico de trabalhadores dos países mais pobres para os mais desenvolvidos, por meio de agenciadores, cresce a cada ano. O rígido controle da imigração dos países ricos, com estabelecimento de barreiras e uma intensa vigilância, não consegue impedir essa atividade clandestina.

                      Efeitos sociais e culturais
Nenhum tipo de migração é imune a efeitos culturais, seja para os que chegam ou para aqueles que recebem os migrantes. Quem chega traz valores (línguas, comidas, costumes). Essas  características acabarão por exercer influências umas sobre as outras.

                      Efeitos políticos
A grande novidade da situação é que os imigrantes não mais aceitam passivamente seu destino como criaturas inferiores. Em vários países europeus a rede de proteção social é aplicada igualmente para a população local e para os imigrantes.

                      A imigração e a xenofobia

A emigração de brasileiros se restringia a uma mão de obra muito qualificada, denominada migração de cérebros. Os emigrantes brasileiros estão voltando da Europa pois a expectativa de vida está baixa. 


quarta-feira, 13 de maio de 2015

Fusos Horários

Se considerar que o Sol e a Terra encontram-se fixos a uma distância de cerca de 150 milhões de quilômetros, onde o Sol estará irradiando sua luz em todas as direções e a Terra estará girando em seu próprio eixo, então partes diferentes da Terra estarão voltadas para o Sol ao longo do dia. A parte que está iluminada (dia) vai aos poucos ficando mais escura (noite), consequentemente a parte que está às escuras (noite) vai aos poucos ficando mais clara (dia).
            A figura  representa o movimento aparente do Sol, visto por uma pessoa que estaria próxima da Linha do Equador. A figura nos faz lembrar que é a Terra rota promovendo a luminosidade do Sol em quantidades diferentes, por conta disso marca-se hora local diferente, senão 13h seria dia em um local e noite em um outro ponto da Terra.
            Em pleno mundo globalizado, com a rapidez das comunicações fez-se necessária a criação do Sistema de Fusos Horários. A esfera terrestre possui 360º de longitude e sua rotação demora 23h 56min 4s. Para simplificar, arredonda-se para 24h, sendo assim os 360º de longitude equivalem as 24h de um dia, logo dividindo-se os 360º pelas 24h, teremos 15º para cada 1h. Isso é complementado pela professora Heloisa Lindau, doutora em Geografia, que diz “Isso significa que 1h corresponde a 15º ou 15 meridianos e que cada fuso horário tem uma amplitude de 15º.”.

            Observando um mapa dos fusos horários é possível notar que os meridianos precisam fazer curvas para adaptarem-se aos limites territoriais. Os cálculos para se descobrir o horário de qualquer ponto do mundo são experimentais, porque não levam em conta as divisões políticas entre municípios, estados e países. O fuso horário de referência é o de Greenwich, que apresenta a hora mundial – a hora GMT (Greenwich Meridian Time). O mapa dos fusos horários apresenta um número que indica a sua posição em relação ao fuso de Greenwich. Por exemplo: Los Angeles fica no -8 GMT, portanto a menos 8h do horário que está sendo marcado em Londres (Fuso de Greenwich). Como a rotação da Terra ocorre de oeste para leste, então as horas de leste estão sempre mais adiantadas que as horas de oeste.
A partir da distância longitudinal entre as cidades é possível descobrir a diferença horária entre elas. Primeiro, calcule a distância longitudinal, depois divida essa distância (o resultado) por 15. Logo, pegue a hora do ponto de partida (do local que você está) e acrescente ao resultado, caso você esteja no oeste tentando descobrir uma distância a leste. Mas, se você está no leste tentando descobrir o horário a oeste, então pegue o resultado e subtraia pelo horário do ponto de partida. Para saber se você está a leste ou a oeste, basta olha um mapa Múndi, por exemplo.

Às vezes, podemos sair de uma cidade e chegarmos em outra “antes” da hora que eu parti. Por exemplo: Se eu sair de Santa Fé do Sul/SP (-3 GMT) às 10h 30min para Aparecida do Taboado/MS (-4 GMT), a menos de 50km de distância, numa viagem de 30 minutos, por se encontrarem em fusos diferentes eu chegarei às 10h!

Quando um viajante atravessa a LinhaInternacional da Mudança de Data no sentido Oeste-Leste, então ele deve subtrair um dia (24h), mas se estiver em sentido contrário, Leste-Oeste, então acrescenta-se um dia. Sobre isso, a professora Heloisa Lindau comenta que

Uma vez estabelecido o sistema de fusos horários, foi necessário determinar o meridiano a partir do qual se deveria começar a contagem do novo dia. O meridiano escolhido foi o de 180º (o antimeridiano internacional), que passou a ser a linha internacional de mudança de data, pois nela se processa a mudança de datas.”

Atividades Fusos Horários

   1)                     Um avião sai de Brasília (45ª O) às 08h do dia 10 de janeiro com destino a Pequim (120ºL) o tempo de voo aproximado foi de 13 horas , lembrando que Pequim está no horário de verão. Responda as questões abaixo com estas informações.
a)       Qual será o horário que o avião pousará em Pequim?
b)       Qual a diferença horária entre Brasília e Pequim?
c)       Qual será o horário de Pequim no momento da saída do avião de Brasília?
d)       Qual a diferença horário de Brasília e Londres (0º) e Pequim e Londres ?

2)                   Um avião saiu de A (45ª L) às 15h30min com destino a B(75ºL) o tempo aproximado de voo é de 4 horas qual o horário que o avião chegará em B ?

3)                   Um avião saiu de C (90ª L) às 21h do dia 11 de maio com destino a D(150ºL) o tempo aproximado de voo foi de 5 horas, lembrando que em D está em horário de verão, que horas este avião pousará em D?

4)                   Um programa de TV é apresentado ao vivo às 18 horas em Paris (15ªL) , que horários os moradores de Nova York (75º O) irão assistir este programa televisivo ?

5)                   Complete as colunas abaixo:



Brasília
8h 19/05
Honolulu

Paris

Moscou

Tóquio

Denver

Dacar

Sidnei
21h  13/05
Roma

Londres

Pequim

Nova York

Manila

Lima











6)                   Um time de futebol do estado do Rio Grande do Sul (localizado no fuso 45° O) irá realizar uma partida em Boa Vista (60° O), capital de Roraima. A equipe irá embarcar às 16h e a viagem terá duração de 4 horas. Considerando o horário de Roraima, a que horas os jogadores de São Paulo desembarcarão em seu destino final?

7)                    Um programa televisivo apresentado às 20:00 em Brasília será transmitido simultaneamente a que horas em Fernando de Noronha (+15ºL) e no Acre (-30º O) , respectivamente?