Sabemos que a maneira mais adequada de representar a Terra como um todo
é por meio de um globo. Porém, precisamos de mapas planos para estudar a
superfície do planeta. Transformar uma esfera em uma área plana do mapa seria
impossível se os cartógrafos não utilizassem uma técnica matemática chamada
projeção. No entanto, imagine como seria se abríssemos uma esfera e a
achatássemos para a forma de um plano. Com isso, as partes da esfera original
teriam que ser esticadas, principalmente nas áreas mais próximas aos os pólos,
criando grandes deformações de área. Então, para chegar a uma representação
mais fiel possível, os cartógrafos desenvolveram vários métodos de projeções
cartográficas, ou seja, maneiras de representar um corpo esférico sobre uma
superfície plana.
Como toda projeção resulta em
deformações e incorreções, às vezes algumas características precisam ser
distorcidas para representarmos corretamente as outras. As deformações podem
acontecer em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos. Conforme o sistema
de projeção utilizado, as maiores alterações da representação localizam-se em
uma ou outra parte do globo: nas regiões polares, nas equatoriais ou nas
latitudes médias. É o cartógrafo define qual é a projeção que vai atender aos
objetivos do mapa.
A projeção mais simples e
conhecida é a de Mercator (nome do holandês que a criou). Outras técnicas foram
evoluindo e muitas outras projeções tentaram desfazer as desigualdades de área
perto dos pólos com as de perto do equador, como por exemplo, a projeção de
Gall. Como não há como evitar as deformações, classifica-se cada tipo de
projeção de acordo com a característica que permanece correta. Temos então:
Projeções eqüidistantes = distâncias corretas
Projeções conformes = igualdade dos ângulos e das formas dos continentes
Projeções equivalentes = mostram corretamente a distância e a proporção
entre as áreas
Os três
principais tipos de projeção são:
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Cilíndricas:
consistem na projeção dos paralelos e meridianos sobre um cilindro
envolvente, que é posteriormente desenvolvido (planificado). Uma das
projeções cilíndricas mais utilizadas é a de Mercator, com uma visão do
planeta centrada na Europa.
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Cônicas: é a
projeção do globo terrestre sobre um cone, que posteriormente é planificado.
São mais usadas para representar as latitudes médias, pois apenas as áreas
próximas ao Equador aparecem retas.
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Azimutais: é a
projeção da superfície terrestre sobre um plano a partir de um determinado
ponto (ponto de vista). Também chamadas planas ou zenitais, essas projeções
deformam áreas distantes desse ponto de vista central. São bastante usadas
para representar as áreas polares.
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O logo na ONU então é uma projeção azimutal?
ResponderExcluirSim, muito boa colocação, o logo mais conhecido da Organização das Nações Unidas é de projeção azimutal , sobre o Polo Norte.
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